segunda-feira, 30 de junho de 2008

Por trás dessa lente

Releitura - é disso que vive a moda. A cada nova estação o que vemos é mais do mesmo, porém adaptado aos tempos. A palavrinha é curinga em qualquer texto sobre o assunto. Em alguns, encontramos os sinônimos: reeditado, um perfume de..., repaginado. É batata.

Nos anos zero, alguém que era alguém no mundo saiu de casa vestindo seus óculos Wayfarer e desde então eles ganharam as ruas. Os Wayfarers foram desenhados em 1952 e fizeram fama em rostos como o de Bob Dylan, Audrey Hepburn e Andy Warhol, entre outros.


Antes disso, os Ws foram muito populares nos anos 80 graças a suas aparições em sucessos como Miami Vice e em mais rostos célebres como os de Jack Nicholson, Morrissey, Johny Marr e Elvis Costello. Foi a época das mais altas vendas do modelo da Ray Ban, originalmente desenhado para pilotos.


Nos anos zero os Ws sofreram alterações em seu design original que foram consideradas "horrorosas" por um renomado jornal inglês. As tais alterações pareceram não importar a quem quer que seja que o tenha colocado um dia, e essa pessoa era alguém pois em poucos meses os Wayfarers estavam ocupando cabeças de pessoas cool como Chloe Sevigny e uma das irmãs Olsen. Estava lançada a tendência: de 2007 e 2008, se você é alguém cool, não sai de casa sem os seus Wayfarers, pretos ou coloridos, tanto faz.


Junto da onda oitentista que se abateu sobre o mundo da moda, os Wayfarers vieram bem a calhar. Combinados com as calças skinnys e camisetas engraçadinhas que remetem aos tempos New Wave, calçados com Reeboks nos pés, o povo antenado usa e abusa das lunettes de acetato.


A mania parece durar tempo demais, mas não se engane: nós não usamos calça de cintura alta a vida toda, um dia todo mundo se encheu e a Gang teve seu lugar ao sol. Logo a moda se esgota e relê alguma outra coisa. Enquanto isso os Wayfarers não saem das cabeças de um monte de gente (bem como as músicas do B-52s não saem da minha cabeça cada vez que vejo um deles na rua). Pena que eu não guardei o meu par...


2 comentários:

Anônimo disse...

Aposto na releitura do arco de pompom branco e roxo.Acho que no final tinha uma carinha de minhoca, não tinha ?

Anônimo disse...

que gatinha!!!!