sexta-feira, 11 de setembro de 2009

The Sartorialist




Já faz um tempo que o meu internet Explorer anda barrando o The Sartorialist por essas bandas, e desde então não acompanho mais as fotos de Scott Schuman pelo mundo. Tem seu lado bom: confesso que as mulheres fotografadas por ele me deixam um pouco deprê porque me sinto tão sem glamour, tão sem pernas, tão sem saltos, tão sem sal. E tão sem YSL, Balenciaga, Balmain etc.

Essa tem sido crítica constante ao seu trabalho, e que rendeu um bem humorado esquema de “Como ser fotografado por Scott Schuman” feito pelo site Refinery 29. O fotógrafo é “acusado” por alguns de só retratar a elite do meio, gente que circula nas semanas de moda vestida com as mais finas e representativas marcas do mercado. Questiona-se a autenticidade de suas imagens como documentação. Faz sentido. Uma coisa é fotografar editoras e “fashionistas” que têm passe livre para os desfiles de couture em Paris, outra bem diferente é registrar gente comum que circula, pense bem, no Centro do Rio.

Mas que mal há em se fazer esse recorte da elite mais elegante do mundo? Se a moda suscita devaneios e desejos em quase todos nós, então que sonhemos mais com as roupas de Giovanna Bataglia que com a vitrine da Renner.

Meu fim de semana já está decretado: fico com Scott!









Nenhum comentário: